SUSTENTABILIDADE

O Porto Beer Fest está comprometido com práticas sustentáveis 

Na edição de 2023, a organização do Porto Beer Fest (PBF) teve a ambição de tornar o seu evento mais sustentável e, assim, candidatou a edição desse ano ao Programa “Sê-lo Verde”, lançado pelo Ministério do Ambiente e suportado por verbas do Fundo Ambiental 2023, que visa a adoção de boas práticas ambientais e inovadoras para a melhoria da sustentabilidade dos grandes eventos.



O PBF recebeu cofinanciamento para as 4 medidas propostas:

  • Porto Beer Fest by Bike – Iniciativa que criou um programa de incentivo ao uso de bicicletas para deslocação até ao evento. Disponibilização Bike Park na entrada do recinto e entrega de prémios aos primeiros ciclistas.


  • Iniciativa “ONCE YOU GO ECO, YOU NEVER COME BACK” – Sensibilização dos food trucks e mestres cervejeiros, através de um "Guia de Boas Práticas para uma restauração e cervejaria mais circular e sustentável”. Paralelamente, foi realizado um concurso para o melhor prato vegetariano/vegan.


  • Workshops “Gastronomia cervejeira” – Programação consistente de workshops com várias soluções de reaproveitamento de alimentos e de subprodutos da cerveja.

  • Eco-cervejeiro - Paralelamente à disponibilização de pontos para depósito de beatas, foram oferecidos cinzeiros de bolso aos fumadores.



De forma a dar continuidade às medidas implementadas na edição anterior, o PBF candidatou-se, na edição deste ano, à Certificação Coração Verde da LIPOR que contempla a identificação, implementação e partilha de práticas que promovem a crescente sustentabilidade ambiental, em particular nas áreas da Prevenção, Tratamento Local e Reciclagem de Resíduos; Preservação dos Ecossistemas e Comunicação, Sensibilização e Capacitação Ambiental.

O PBF está comprometido com práticas sustentáveis em todas as suas atividades atuando em quatro áreas principais:

RECURSOS

  • Privilegiamos a utilização dos meios eletrónicos para comunicar com todos os nossos parceiros, nomeadamente através de correio eletrónico.



  • Privilegiamos a compra de produtos com pouca embalagem e, sempre que possível, por fornecedores locais e com práticas de sustentabilidade.



  • Priorizamos a utilização de materiais reutilizáveis e optamos por estruturas modulares reaproveitáveis nos stands dos cervejeiros, que permitem retirar o material sem o danificar. Estes são utilizados de edição para edição e noutros eventos.



  • Priorizamos, e sensibilizamos todos os nossos parceiros, para a utilização de materiais facilitadores dos processos reciclagem/compostagem.



  • Alinhamos o merchandising com as políticas ambientais do evento. Nesta edição, apenas iremos oferecer cinzeiros de bolso aos fumadores. Não colocamos datas nos brindes, de forma que estes possam ser utilizados na próxima edição do PBF e noutros eventos.



  • Optamos, sempre que possível, por equipamentos alugados (equipamento de som, lâmpadas, etc.) relativamente à sua compra.



  • Promovemos a comunicação digital com os visitantes, nomeadamente através das redes sociais e website.



  • Estabelecemos parceria com o Movimento REFOOD, para o resgate de refeições excedentes. Assim, minimizamos o desperdício alimentar.



  • À semelhança de edições anteriores, mantemos a utilização de copos reutilizáveis. Cada copo tem o custo de 5€ e pode ser utilizado as vezes necessárias durante o evento.



  • Disponibilizamos bebedouros/dispensadores de água potável no recinto, para os visitantes e animais de estimação. As torneiras têm temporizador e um sistema de redução de caudal.



  • Aconselhamos os visitantes a trazer a sua garrafa reutilizável ou cantil, incentivando o consumo de água da torneira e a redução do uso de plásticos de utilização única.



  • Disponibilizamos contentores específicos para diferentes tipos de resíduos, distribuídos num circuito que abrange todo o recinto do festival, com sinalética clara para assegurar a correta separação e reciclagem de resíduos.


  • Disponibilizamos cinzeiros fixos distribuídos estrategicamente ao longo do recinto do festival. Paralelamente, distribuímos cinzeiros de bolso para que os fumadores tenham sempre um cinzeiro à mão.



  • Promovemos o encaminhamento dos materiais excedentes para mercados de 2ª mão. A cerveja excedente é encaminhada para revenda. Os copos que sobram são utilizados em campanhas de ativação.



  • A gestão dos resíduos produzidos antes, durante e após o festival é feita em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a LIPOR, que garantem a colocação dos equipamentos necessários no recinto para a separação do lixo e recolha seletiva.

ENERGIA

  • Privilegiamos fornecedores locais.


  • Otimizamos o transporte de carga (número de viagens vs. capacidade de transporte vs. rotas).


  • Adeus ao gasóleo: Ao contrário da edição passada, este ano não recorremos a geradores a gasóleo para satisfazer as necessidades energéticas do festival: ecrãs, som, iluminação, etc.


  • Reforçamos a iluminação, vigilância e segurança no recinto, garantindo um ambiente seguro para todos os visitantes.


  • Preferimos a utilização de lâmpadas de baixo consumo, como as lâmpadas LED, em todos os nossos espaços.


  • Implementamos uma rotina de “equipamentos desligados”, garantindo que só são ligados quando necessário.


  • Promovemos junto dos nossos parceiros, uma gestão eficaz e eficiente da energia, evitando assim consumos

EMISSÕES

  • Privilegiamos, sempre que possível, reuniões e contactos com os nossos parceiros através de plataformas digitais, evitando assim deslocações necessárias.


  • Promovemos a otimização no transporte de cargas.


  • Informamos, através dos canais de comunicação, todas as opções de transporte público e alternativas sustentáveis disponíveis para facilitar o acesso ao festival.


  • Promovemos junto dos visitantes o uso de transportes públicos / partilhados nas deslocações para o evento. Se a distância o permitir, aconselhamos a deslocação de bicicleta ou a pé.


  • Disponibilizamos Bike Park acessível e seguro no recinto do festival. Os visitantes apenas precisam de trazer o cadeado para a sua bicicleta.

  • Introduzimos o sistema de cashless para um evento mais prático, seguro e eficiente.


  • Desmaterializamos a bilhética e, em parceria com o MB WAY, sensibilizamos para a não impressão dos talões nos terminais de pagamento. Benefícios que se traduzem também numa redução de papel desperdiçado e na emissão de CO2 para a atmosfera.


  • Evitamos a distribuição de folhetos no evento, privilegiando a publicidade e comunicação através de meios digitais. Estendemos esta política junto dos nossos parceiros.


  • Respeitamos o património natural e cultural do recinto, o Jardim do Museu Nacional Soares dos Reis. Deixamos o espaço que ocupamos como o encontramos e sem vestígios da nossa presença.

EDUCAÇÃO

  • Optamos por uma comunicação responsável transmitindo informação útil, correta, clara de forma digital.


  • Comunicamos os objetivos em termos de prevenção e separação de resíduos a todas as partes interessadas, nomeadamente parceiros, food trucks, cervejeiros, equipas de limpeza e visitantes.


  • Comunicamos com os visitantes as práticas sustentáveis adotadas no evento.


  • Promovemos ações de formação antes do festival, dirigidas aos operadores dos food trucks, cervejeiros e equipas de limpeza, focadas na gestão dos resíduos, desperdício alimentar, consumo e produção sustentáveis.


  • Envolvemos e sensibilizamos todos os elementos da nossa equipa para as boas práticas ambientais.


  • Promovemos ações que alertam o público para o impacte ambiental das suas escolhas.


  • Sensibilizamos para o combate do desperdício alimentar, no sentido da redução de sobras de comida/aproveitamento integral do alimento.


  • Sensibilizamos o público em geral para o consumo e produção sustentáveis, para a separação de resíduos durante o evento e para a proteção dos ecossistemas, através de workshops e ações para famílias.


  • Atuamos na correção de comportamentos ambientalmente incorretos.


  • Verificamos se as boas práticas previstas na fase de planeamento, estão a ser implementadas e corretamente monitorizadas.


  • No final do evento, comunicamos os resultados em termos de quantidade de material enviado para reciclagem, refeições doadas, emissões de CO2 evitadas, calculadas com base na quantidade de material enviado para reciclagem e compostagem, e boas práticas de prevenção implementadas.


©2024 PORTO BEER FEST

HAGA STUDIO

portobeerfest.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile